top of page

ILUMINAÇÃO

Dica de iluminação


A iluminação muda completamente o ambiente, além, claro, de gerar conforto luminotécnico quando usada da forma correta. Para trabalhar, estudar, descansar... Cada função realizada exige uma iluminação diferente. Temos alguns tipos de iluminação que criam centenas de variações quando combinadas entre si: geral, decorativa, destaque e de emergência. A GERAL propicia um ambiente uniformemente iluminado, a DECORATIVA como o próprio nome já fiz, tem como função enfeitar o ambiente. A DESTAQUE valoriza móveis, quadros, decorações, elementos construtivos, é usada pontualmente. Já a de EMERGÊNCIA é utilizada para trazer segurança ao espaço.


ree

Além do tipo de iluminação, devemos considerar sua temperatura. Medida em Kelvin (K), ela abrange 1.800k a 6.500k. Sendo, quando mais próximo de 1.000K, luz mais amarela – ou mais quente -; e quanto mais próximo de 7.000k, mais branca – ou luz mais fria -.


Dependendo do ambiente, da função e do espaço, uma temperatura diferente é indicada. Quanto mais quente, maior a sensação de conforto e acolhimento; quanto mais fria, maior será o despertar.


ree

Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Pinterest

©2022 por Lívia Cioffi Arquitetura.

bottom of page